sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

APD de Setúbal quer promover Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência

APD de Setúbal quer promover Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência


quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010 por ajudas.com



Imagem ilustrativa desta notíciaNa reunião do dia 27 de Janeiro, o Núcleo concelhio de Setúbal da Associação Portuguesa de Pessoas com Deficiência, reflectiu sobre a necessidade de implementação da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência que, em conjunto com a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e o lançamento (no passado dia 21 do Ano Europeu da Erradicação da Pobreza e Combate à Exclusão Social), devem ser razões a ter em conta no Orçamento de Estado e nos Orçamentos das Autarquias.

Segundo os últimos estudos realizados em Portugal, 21% das pessoas com deficiência não completa o 1º ciclo do ensino básico, apenas 5% prossegue os estudos além do ensino básico e só 2% tem um diploma do ensino médio ou universitário.

Relativamente à empregabilidade das pessoas com deficiência, a APD alerta para o facto de que menos de 1% desta população é empregada pela administração pública portuguesa, e que destas, somente 20% é admitida já tendo uma deficiência. Para além da temática das acessibilidades, que continuam a ser escassas ou simplesmente inexistentes.
Nesse sentido, a APD apela para a participação activa de todos na dinamização de acções conjuntas, no sentido de reforçar a voz das Pessoas com Deficiência, ao mesmo tempo que se dispõe a continuar a promover e defender os Direitos Humanos desta população.
“Ter em conta estas realidades é algo que se impõe para construir um futuro mais justo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário