quarta-feira, 28 de julho de 2010

Angola: Fundação Lwini anuncia apoios à Huíla

Angola: Fundação Lwini anuncia apoios à Huíla

Lubango - A directora nacional do gabinete da Fundação Lwini, Ana Edite Monteiro, anunciou, na Huíla, que a organização vai apoiar, a partir deste ano, projectos de construção de novas escolas e empreendedorismo, para as pessoas portadoras de deficiência em todo país.

Falando no final de uma visita que efectuou à escola do ensino especial, no âmbito das acções a favor das pessoas com necessidades especiais em Angola, a dirigente disse que a Fundação Lwini dispõe de vários projectos, de modos a dar alegria aos portadores de deficiência.

Apontou, como prioridade para os próximos cinco anos, a construção de mais salas de aula em todo o país, formação académica e profissional para adolescentes, jovens e adultos, criação de cooperativas para a mulher rural e não só.

Ana Edite Monteiro fez saber que este projecto vai arrancar ainda este ano, logo que estiverem criadas as condições para o efeito.

Numa primeira fase, disse, o programa vai se desencadear em províncias mais afectadas pela guerra e com maior índice de pessoas com necessidades especiais.

Apesar de não revelar o custo do projecto nem o número exacto das pessoas a beneficiar, fez saber que o mesmo vai promover as pessoas beneficiárias, melhores condições sociais, económicas e psicológicas.

"Este é o grande desafio que a Fundação Lwini se propõe realizar para que, nos próximos anos, se observe diminuídas e/ou ultrapassadas as principais dificuldades com que as pessoas com necessidades especiais enfrentam", disse.

Neste momento, avançou a fonte, estão a ser feitos estudos necessários de viabilidades para que os apoios nestas vertentes correspondam com as expectativas dos beneficiários.

Aproveitou a oportunidade de apelar aos empresários no sentido de criarem iniciativas que venham garantir um auto-sustento das pessoas com necessidades especiais.

Sem comentários:

Enviar um comentário